19/07/2023 às 22h57
789
Redação
Cotia / SP
Ser advogada não é apenas um título para mim. É uma parte intrínseca da minha personalidade.
Durante uma década, tive o privilégio de trabalhar em um renomado escritório, onde aprendi com grandes mestres do direito, como Roberto Rudzit, Graziela Lima e Isabela Xavier. (A propósito, eu adoraria marcá-los no LinkedIn para expressar minha gratidão e reconhecimento por sua influência em minha carreira.)
No entanto, uma questão me impulsionava: a busca por qualidade de vida. Morando na Granja Viana, a distância até o escritório na movimentada Avenida Faria Lima começou a se tornar um desafio diário por conta do trânsito e por toda dedicação de horas e horas de trabalho.
Eu desejava construir uma família e realizar meu sonho de ser uma advogada empresarial reconhecida, ter meu próprio escritório, com meu sobrenome brilhando na entrada, como Harvey Specter na série "Suits".
E assim, há cinco anos, em setembro, entrei para a Montagnolli, Alvarenga, Beteto e El Atra - MABE Advogados, onde atualmente sou sócia e coordenadora da área empresarial. Neste ano, celebro meu sexto aniversário de casamento e tenho o privilégio de ser mãe de dois adoráveis filhos, além de compartilhar a vida com minhas fiéis amigas de quatro patas, minhas Goldens, que têm quatro anos.
No entanto, como qualquer jornada profissional e pessoal, a minha também foi marcada por desafios. Enfrentei problemas de saúde na família, abortos e uma gravidez ectópica, que me levaram a uma batalha contra a depressão. Mas aprendi que, às vezes, para dar um passo adiante, é preciso recuar alguns passos. Quando tomei a decisão de mudar de vida profissional, alguns me consideraram louca, inclusive minha mãe, afinal trabalhava em um dos melhores escritórios do Brasil, se não do mundo, e ganhava muito bem. Mas tive o apoio de amigas e profissionais do direito que me admiraram por minha coragem em arriscar e me incentivaram a seguir adiante.
Na MABE, composta por um grupo de doze mulheres fortes, nos denominamos orgulhosamente de "12 MABEs". Somos uma rede de advogadas que se apoiam mutuamente. Hoje, com orgulho, afirmo que tudo é possível!
A minha jornada como advogada empresarial, mãe e esposa me ensinou que, com determinação, coragem e uma rede de apoio sólida, podemos alcançar nossos objetivos mais ambiciosos. E é por isso que sou grata todos os dias por seguir meu coração e trilhar esse caminho incrível.
Então, se você está sonhando em deixar sua marca no mundo jurídico, lembro que não há limites para o que você pode alcançar. Siga em frente, confie em si mesmo e lembre-se de que sua trajetória está apenas começando.
*Érica Alvarenga Lopes é Advogada Especialista em Direito Empresarial, Contratual, Societário e Imobiliário.
0 comentários
Artigos
Blog/coluna Artigos e opiniões sob responsabilidade de seus autores.Há 3 dias
Começou a valer a mudança viária na rua Adib Auada. Via agora é mão duplaHá 3 dias
Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30Há 7 dias
Empresas de Cotia e região estarão no Feirão do Emprego com centenas de oportunidadesHá 7 dias
Operação Delegada: Cotia e Estado firmam convênio para reforçar a segurança pública no municípioHá 7 dias
Reserva Florestal do Morro Grande agora é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral