12/01/2021 às 20h10 - atualizada em 12/01/2021 às 20h22
49
Redação
Cotia / SP
A Justiça suspendeu hoje (12) liminar que determinava o retorno da gratuidade no transporte público da cidade de São Paulo para idosos entre 60 e 64 anos. A decisão é do desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. Com isso, idosos dessa faixa etária que vivem na capital paulista terão que pagar o transporte público.
Segundo o desembargador, o Judiciário não pode invadir uma competência do Poder Executivo.
O fim da gratuitidade nos trens, no Metrô e nos ônibus da capital paulista para idosos entre 60 e 64 anos foi uma decisão da prefeitura e do governo paulista, anunciada no final do ano passado.
A liminar, que determinava a manutenção da gratuidade, havia sido concedida na semana passada pelo juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara da Fazenda Pública Central da capital, atendendo a uma ação do Sindicato Nacional dos Aposentados, da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de SP e Mogi das Cruzes.
Em sua decisão, o desembargador afirma que essa liminar poderia acarretar grave lesão à ordem, economia e segurança públicas ao afastar do Poder Executivo estadual “seu legítimo juízo discricionário de conveniência e oportunidade de organização dos serviços públicos, o que inclui o transporte público”.
De acordo com os governos municipal e estadual, o fim da gratuidade começará a valer no dia 1 de fevereiro.
Pelo Estatuto do Idoso, a gratuidade dos transportes coletivos públicos é garantida aos maiores de 65 anos.
FONTE: Agência Brasil
0 comentários
Há 2 dias
Oposição decide entrar com pedido de impeachment contra Bolsonaro por crise no AMHá 2 dias
Grêmio arranca empate com Palmeiras na abertura da 30ª rodadaHá 3 dias
Cotia ganha Programa Sucata Digital e cria ponto para descarte do lixo eletrônicoHá 3 dias
CFM diz que vacina possibilita redução do número de casos de covid-19Há 3 dias
Whindersson Nunes mobiliza artistas para compra de oxigênio para hospitais de Manaus