Terça, 23 de junho de 2026
(11) 964247851
Cotia

22/06/2026 às 18h22

271

Redação

Cotia / SP

Um novo jeito de esperar o ônibus: Cotia inaugura Ponto Humanizado Inclusivo no Centro
Espaço reúne conforto, acessibilidade, tecnologia e segurança para transformar a experiência dos usuários do transporte público; obra foi realizada por meio de contrapartida da iniciativa privada
Um novo jeito de esperar o ônibus: Cotia inaugura Ponto Humanizado Inclusivo no Centro
Fotos: Juliano Barbosa

“Parece que estou em um filme.” 


Foi assim que a moradora do Jardim Ísis, Cilene Soares, resumiu a sensação ao conhecer o novo Ponto Humanizado Inclusivo de Cotia, inaugurado nesse sábado (20), no Centro da cidade. A surpresa de Cilene foi compartilhada por centenas de moradores que passaram pelo local ao longo do dia e encontraram muito mais do que um simples ponto de ônibus: um espaço pensado para oferecer conforto, acessibilidade, inclusão e segurança. 


Instalado na Avenida Professor José Barreto, o equipamento reúne tecnologia e serviços que transformam o tempo de espera pelo transporte coletivo em uma experiência mais acolhedora para os usuários. Climatizadores, mini biblioteca, Wi-Fi gratuito, carregadores para celular, espaço sensorial, acessibilidade para pessoas com deficiência e monitoramento 24 horas estão entre os recursos disponíveis no local. 


Antes mesmo da cerimônia de inauguração, o microempresário José Carlos já percorria o espaço observando cada detalhe. Mesmo sem utilizar o transporte público regularmente, ele aprovou a iniciativa. 


“Nunca tinha visto algo assim. A Prefeitura dessa vez me surpreendeu”, comentou. 


A inauguração reuniu o prefeito Welington Formiga, o vice-prefeito Paulinho Lenha, secretários municipais, vereadores e moradores interessados em conhecer de perto o novo equipamento público. 


Durante o evento, o vice-prefeito destacou os desafios da gestão pública e a importância de iniciativas que tragam benefícios diretos para a população. 


“Administrar não é fácil, mas muito já foi feito. Isso é para a população. Tem muito a ser feito, mas estamos fazendo”, afirmou. 


Já o prefeito Welington Formiga ressaltou que o novo equipamento representa uma mudança na forma de pensar os espaços públicos da cidade. 


“O nosso ponto é o mais humanizado, inteligente e inclusivo do Brasil. Esse equipamento é de todos nós. Cada um precisa fazer a sua parte ajudando a conservar, não quebrando e não sujando”, afirmou.


Um espaço pensado para todos 


O Ponto Humanizado Inclusivo foi projetado para atender diferentes perfis de usuários, oferecendo recursos que promovem conforto, acessibilidade e inclusão. 


Entre os diferenciais estão climatizadores, mini biblioteca, telão de LED, televisores, Wi-Fi gratuito, carregadores de celular com entradas USB e Tipo C, som ambiente, coleta seletiva, espaço reservado para pessoas com deficiência, piso tátil para deficientes visuais e bebedouro acessível. 


O equipamento também conta com o programa Cotia com Sinais, que possibilita atendimento em Libras por meio de videochamada, ampliando a inclusão da comunidade surda. 


Outro destaque é o espaço sensorial destinado a pessoas neurodivergentes, equipado com painel sensorial pensado para oferecer acolhimento e conforto a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições. 


A segurança também recebeu atenção especial. O local possui totem de emergência e 11 câmeras de monitoramento internas e externas integradas à Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal, com funcionamento 24 horas por dia. 


Primeiro de muitos 


Durante a inauguração, o prefeito também anunciou que a modernização dos pontos de ônibus deverá avançar para outras regiões da cidade. 


Segundo ele, os atuais abrigos serão gradativamente substituídos por modelos mais modernos, seguros e acessíveis. 


“Em breve vamos renovar os 314 pontos de ônibus da cidade. Não serão iguais a este, mas seguirão o modelo dos abrigos humanizados das grandes capitais brasileiras”, afirmou. 


A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana no município, que inclui ainda a manutenção da tarifa municipal em R$ 5,30, o programa Tarifa Zero Inclusiva aos domingos e a preparação da futura licitação do transporte público municipal. 


Mais do que um local de passagem, o novo Ponto Humanizado Inclusivo nasce com a proposta de oferecer acolhimento, conforto e dignidade para milhares de pessoas que circulam diariamente pelo Centro de Cotia. 


Entenda a contrapartida


O Ponto Humanizado Inclusivo foi construído sem a utilização de recursos dos cofres municipais. 


A obra foi executada por meio de uma contrapartida urbanística da empresa Nova Cotia Empreendimentos Imobiliários SPE Ltda., no valor de R$ 672.364,36. 


O mecanismo está previsto na Lei Municipal nº 95/2008 (Plano de Zoneamento Municipal), que permite que empreendimentos imobiliários realizem obras, equipamentos ou melhorias de interesse público como compensação ao município. 


Segundo a Prefeitura, a medida possibilita a realização de investimentos que beneficiam diretamente a população sem impacto financeiro para o orçamento municipal. 


 

FONTE: Secom/Cotia

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados