Sexta, 12 de junho de 2026
(11) 964247851
Cotia

24/11/2025 às 19h21 - atualizada em 27/11/2025 às 19h43

346

Redação

Cotia / SP

Cotia inaugura novo Centro de Monitoramento e fortalece ações de segurança no município
Cecom, Nova Base da Guarda Ambiental e sede do Projeto Educando passam a funcionar em um único complexo, ampliando a integração e a capacidade de resposta das forças de segurança
Cotia inaugura novo Centro de Monitoramento e fortalece ações de segurança no município
Fotos: Juliano Barbosa

A Prefeitura de Cotia entregou, na quarta-feira (19), o novo Centro de Monitoramento da Guarda Civil Municipal, o Cecom, agora instalado em sede própria. No mesmo espaço também funcionam a Nova Base da Guarda Ambiental e a sede do Projeto Educando, programa de prevenção ao uso de drogas nas escolas. O conjunto ocupa uma área pública de aproximadamente mil metros quadrados, ao lado do Centro Paullus de Convivência, na rua Ralf Bolli, na Granja Carolina.


Com a inauguração, a cidade passa a integrar, em um único espaço, o Cecom e o Smart Cotia, plataforma tecnológica que amplia a capacidade de vigilância e a rapidez de resposta das equipes. Segundo o secretário de Segurança, Fabricio Dourado, a estrutura reúne 54 monitores que permitirão acompanhar, em tempo real, todas as entradas e saídas do município.


O novo sistema conecta totens de vigilância, radares municipais e câmeras escolares à Muralha Paulista, convênio entre o município e o Governo do Estado que integra dados de segurança com as Polícias Civil e Federal.


Ao todo, Cotia conta com 37 totens de segurança instalados nas ruas, equipados com cinco câmeras de leitura cada um e uma câmera de captação em 360 graus, além de 103 câmeras instaladas nas escolas, cada unidade com 12 pontos de monitoramento.


Quando um veículo furtado, clonado ou procurado passa por uma dessas câmeras, um alerta é disparado imediatamente na central. O mesmo ocorre para pessoas identificadas com mandado judicial ativo.


“O objetivo é ampliar a prevenção, acelerar respostas e fortalecer a integração entre as forças de segurança”, explicou Dourado.


“Estamos aqui celebrando a inauguração de três bases importantes para a Guarda Municipal e para a população cotiana. Em 41 anos de existência, nunca houve em toda a sua história um investimento desse tamanho”, destacou Dourado durante o evento.


“Certamente, essas câmeras vão trazer muita ajuda para nossas investigações. Muitos crimes são esclarecidos por meio de imagens e do trabalho de inteligência”, afirmou a delegada Marcia Iannotti, do 1º DP de Caucaia do Alto, colocando a delegacia à disposição do Cecom.


“Estávamos recebendo muitas reclamações da população a respeito da segurança da cidade”, lembrou o vice-prefeito Paulinho Lenha, destacando que os investimentos da atual administração vão ajudar a resolver o problema.


O evento de inauguração contou com a presença de profissionais da Segurança Pública, vereadores, secretários e moradores.


“Uma cidade que tem 300 mil habitantes, 325 quilômetros quadrados, mais de 212 loteamentos e que, infelizmente, não permitia que a população fosse e viesse com tranquilidade”, disse o prefeito Welington Formiga em seu discurso. Ele também lembrou os investimentos feitos na Guarda Civil nesses primeiros meses de governo, como a compra de coletes, novos equipamentos e a ampliação da frota, que passou de 8 para 44 viaturas, além da promoção de todos os guardas.


Guarda Ambiental e Projeto Educando também ganham novas sedes


O evento também marcou a entrega da nova base da Guarda Ambiental, que conta atualmente com uma equipe de três agentes e uma viatura. “Se não cuidarmos do nosso verde, em breve tudo será construção”, alertou o prefeito.


O Projeto Educando, programa da GCM que atua nas escolas de Cotia com ações educativas de prevenção ao uso de drogas, também ganhou uma sede própria.


Novos guardas


Durante a inauguração do complexo de segurança, também foram apresentados 55 novos agentes da Guarda Civil que, em breve, reforçarão a segurança nas ruas da cidade. São 44 homens e 11 mulheres aprovados no concurso público realizado em 2024 e atualmente em formação.


 

FONTE: Com informações da Secom/Cotia

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados