06/03/2025 às 20h15 - atualizada em 12/03/2025 às 20h34
386
Redação
Cotia / SP
Durante o mês de março, quando acontece a campanha ‘Março Lilás’, iniciativa que tem como objetivo prevenir e combater o câncer de colo de útero, a Secretaria de Saúde de Cotia terá uma programação especial em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para coleta do exame de Papanicolaou, das 17h às 20h, sem necessidade de agendamento e de pedido médico.
As UBSs que participarão da ação em horário especial são: UBS Atalaia, Portão, Arco-Íris e Caucaia do Alto. O objetivo, segundo a Secretaria de Saúde, é facilitar o acesso ao exame para mulheres que não conseguem ir à UBS no horário normal de expediente. Também será possível fazer atualização vacinal, com foco na febre amarela e HPV, esta última, para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, e de 14 a 19 anos, desde que não tenha recebido nenhuma dose do imunizante.
A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o Papíloma Vírus Humano, causador do câncer de colo do útero. Para se vacinar, basta apresentar documento oficial com CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação (se tiver).
Serviço
Março Lilás – atendimento das 17h às 20h
Exame de Papanicolaou (sem pedido médico e sem agendamento)
Multivacinação (foco na febre amarela e HPV)
Programação das UBSs participantes:
Dias 7, 14, 21 28 de março de 2025: UBS Arco-Íris e UBS Caucaia do Alto
Dias 11, 18 e 25 de março de 2025: UBS Portão
Dias 12, 19 e 26 de março de 2025: UBS Atalaia
FONTE: Site da Prefeitura de Cotia - https://cotia.sp.gov.br/
0 comentários
Há 18 horas
Cotia registra maior volume acumulado de chuva do Estado de São PauloHá 1 dia
Curso gratuito ensina a fazer panetones e doces natalinos e pode virar renda extra no fim do anoHá 1 dia
Guarda Civil de Cotia ganha 75 novos agentesHá 1 dia
Previsão de temporais cancela programação em homenagem à Padroeira de CotiaHá 3 dias
Defesa Civil leva educação climática para quase mil alunos de Cotia