15/03/2020 às 12h12
331
Redação
Cotia / SP
Neste sábado (14/03), a Prefeitura de Cotia anunciou novas medidas preventivas ao Coronavírus (Covid-19) no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Franco, acompanhado pelo Secretário de Saúde, Magno Sauter, durante live no facebook.
Além do cancelamento de diversos eventos municipais que estavam programados para os próximos dias e que foram cancelados na sexta-feira (13/03), a partir do dia 16/03, as aulas na rede municipal começam a ser suspensas de forma gradativa para que as famílias se organizem em relação à suspensão total das aulas, a partir do dia 23/03. A decisão foi tomada em função do crescente número de casos confirmados de Coronavírus no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.
Em Cotia, 23 casos foram notificados como suspeitos, desde o dia 28 de fevereiro, até às 11h30 de sexta-feira (28/03). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, dos 23 casos notificados, sete foram descartados e 16 seguem aguardando o resultado do exame.
Novas medidas anunciadas neste sábado 14/03:
Aulas na Rede Municipal: suspensas gradativamente entre 16 e 20 de março. Aulas suspensas totalmente a partir de 23/03.
Eventos em geral:
Aniversário de Cotia, Festa do Peão de Cotia e Romaria de Caucaia serão suspensos. Eventos públicos e particulares devem ser suspensos.
Atividades sociais e esportivas:
Estão suspensas as atividades promovidas pelo município, incluindo as voltadas para a terceira idade.
Profissionais de saúde:
Férias de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam na rede municipal estão suspensas.
Eventos municipais que foram suspensos no dia 13/03: Eleição do Conselho Municipal da Mulher e posse (13/03), Aulão Inaugural do Cursinho Pré-vestibular em Caucaia e Cotia (15/03) e aulas do cursinho, Campeonato de Karatê (15/03), Jogos da 1ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol (15, 22 e 29/03), Chinelo é Trave (estreia 21/03), Cotia Car Fest (22/03), Caminhada Somos Tod@s (28 e 29/03) Cotia e Caucaia, Ladeira Abaixo passeio de carrinho de rolimã (29/03), Batalha de Trio (1/04).
Oportuno reforçar aos moradores os cuidados com a higiene e etiqueta respiratória:
• Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e descartar o lenço usado no lixo;
• Caso não tenha disponível lenço descartável, tossir ou espirrar no antebraço e não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação;
• Higienizar as mãos com frequência e sempre após tossir ou espirrar;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
• Usar máscara cirúrgica se estiver com coriza ou tosse.
Além disso, importante evitar locais com aglomeração, ambientes fechados, mantenha distância de pessoas tossindo ou espirrando, com febre, a Secretaria de Saúde também não recomenda viagens para o exterior.
FONTE: Secom/Cotia
0 comentários
Há 20 horas
Cotia fortalece conexões e parcerias durante o Conexidades 2026, em Campos do JordãoHá 20 horas
Brasil finaliza preparação para enfrentar Haiti na Copa do MundoHá 20 horas
Programa Cotia Mais Verde doa mudas e entrega na casa do munícipeHá 2 dias
Neymar volta a treinar com a seleção a 2 dias do jogo contra o HaitiHá 2 dias
Pronto Socorro Infantil de Cotia ganha brinquedoteca