06/06/2024 às 11h09 - atualizada em 08/06/2024 às 10h24
547
Redação
Cotia / SP
Na tarde dessa terça-feira (4/06/2024), a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou uma nova unidade do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA). O local conta com uma estrutura adequada para atender menores vítimas de violência, maus tratos, entre outros, e que são retirados do convívio familiar por determinação judicial. O SAICA é mais um projeto social que foi proposto pelo prefeito Rogério Franco e que entra em funcionamento para atender e acolher quem mais precisa do serviço público em situações de risco.
O SAICA conta com dormitórios, sala multiuso para atividades de lazer, leitura, estudo, cinema, jogos, quadra, parquinho para bebês, playground, refeitório, cozinha, lavanderia e área administrativa. “Este é mais um projeto que idealizamos para a nossa cidade e que estamos tendo a felicidade de entregar. Aqui em Cotia é desta forma: trabalhando e melhorando a qualidade de vida de todos, e hoje, em específico, destas crianças que sofrem com o abandono de suas famílias, mas aqui, elas vão ter o carinho que realmente precisam”, disse o prefeito Rogério Franco.
No local, as crianças serão acompanhadas por uma equipe multiprofissional que realizará atendimento especializado e adequado para a idade de cada menor, já que poderão ser abrigadas crianças de zero a 17 anos, 11 meses e 29 dias. “As crianças em idade escolar vão para a escola, teremos o suporte da rede municipal para oferecermos atividades no contraturno. Tem um trabalho importante e fundamental que é feito por psicólogo, assistente social, sempre direcionado ao bem-estar destas crianças e, se possível, reinseri-las à família biológica ou, ainda, para adoção, onde recomeçará a vida com uma nova família”, explicou Andréia C. S. Brandão, coordenadora do SAICA.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco, descreveu a entrega do acolhimento como a realização de um sonho. “Este é um equipamento municipal que gostaríamos de não ter que entregar, mas ele é extremamente necessário na garantia da qualidade de vida, da segurança emocional e física de crianças e adolescentes em situação de risco. É a realização de um sonho. É uma casa totalmente pensada para eles se sentirem numa residência”, descreveu Mara.
A entrega do SAICA foi acompanhada pela vice-prefeita, Ângela Maluf, e pelo vereador e líder do governo na Câmara, Edson Silva. Os recursos para construção foram aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.
FONTE: Secom/Cotia
0 comentários
Há 15 horas
México abre Copa vencendo África do Sul em duelo com três expulsõesHá 16 horas
Tarifa Zero Inclusiva aos domingos já está valendo em CotiaHá 16 horas
Idosos do CRAS Jardim Japão visitam Zoológico de Sorocaba em atividade de convivência e lazerHá 2 dias
Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anosHá 2 dias
Evento “Gigantes do Digital” vai ensinar caminhos para empreendedor crescer no e-commerce