21/05/2024 às 14h11 - atualizada em 23/05/2024 às 11h47
463
Redação
Cotia / SP
O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda (IR) termina no dia 31 de maio. E, parte do imposto devido pode se transformar em ação solidária, já que o contribuinte tem a opção de doar até 6% do imposto. Sendo que a doação pode ser de até 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fucondi) e, até 3%, para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Cotia. Dados da Receita Federal dão conta de que, até o dia 17 de maio, cerca de R$ 70 mil haviam sido declarados como doação aos Fundos de Cotia (77,4% para o Fucondi e 22,6% para o FMDPI).
Os valores repassados ao Fucondi e ao FMDPI são utilizados em projetos de defesa e garantia de direitos voltados a idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As iniciativas visam melhorar a qualidade de vida destas pessoas, resgatar e garantir a dignidade de cada indivíduo. Ambos os Conselhos Municipais têm representantes da sociedade civil e do poder público para que a gestão dos recursos seja feita com transparência e com o único objetivo de promover e implementar políticas públicas.
Para auxiliar as pessoas a fazerem a doação, a Receita Federal disponibilizou uma cartilha com o passo a passo para que a destinação seja realizada no momento do preenchimento da declaração (https://encurtador.com.br/clmyX). A doação não implica em nenhum gasto para o contribuinte, pois, ao invés de direcionar o imposto devido para o governo, pode fazer a doação diretamente para entidades vinculadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fundos de apoio aos Conselhos da Pessoa Idosa.
Serviço
Doação de imposto a entidades sociais
Consulte a cartilha com orientações para doação: https://encurtador.com.br/
· Na hora de escolher o fundo beneficiado, selecionar a cidade de Cotia e as opções são: até 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fucondi) e até 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI)
FONTE: Secom/Cotia
0 comentários
Há 15 horas
México abre Copa vencendo África do Sul em duelo com três expulsõesHá 16 horas
Tarifa Zero Inclusiva aos domingos já está valendo em CotiaHá 16 horas
Idosos do CRAS Jardim Japão visitam Zoológico de Sorocaba em atividade de convivência e lazerHá 2 dias
Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anosHá 2 dias
Evento “Gigantes do Digital” vai ensinar caminhos para empreendedor crescer no e-commerce