16/05/2024 às 11h33 - atualizada em 17/05/2024 às 14h58
482
Redação
Cotia / SP
A Prefeitura de Cotia formou mais uma turma de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestarem atendimento na motolância. O município, em parceria com o Ministério da Saúde, coordenou o ‘32º Curso de Formação Profissional de Motociclista Socorrista – SAMU 2024’, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de maio, com a participação de socorristas de diversos municípios e de concessionária de rodovias. A entrega dos certificados aconteceu no dia 10, no auditório da Prefeitura de Cotia.
O intuito da formação foi minimizar a dependência de viaturas de quatro rodas, otimizando o tempo de resposta e a eficácia no resgate e atendimento da vítima. “Na moto, nós temos um técnico e um enfermeiro, que medica e possui vários equipamentos. Ele só não transporta, mas resolve várias situações na cena mesmo, [...] a ambulância chega e só faz a remoção”, explica a coordenadora do SAMU de Cotia, a enfermeira Renata Santos. Em Cotia, o serviço de motolância já é prestado desde 2019, quando os primeiros socorristas do SAMU fizeram a formação.
Foram 60 horas de aulas, entre teóricas e práticas, e 16 dos 28 alunos participantes foram aprovados no exame final e se tornaram condutores qualificados para atuar no serviço de urgência e emergência de motolância. Entre os pontos avaliados estavam: equilíbrio, habilidade e velocidade. “Um profissional capacitado erra menos e se acidenta menos, porque ele irá saber pilotar com técnica e com condições de salvar uma vida”, disse Márcio Oliveira, coordenador e instrutor do curso.
O melhor aluno da 32ª turma do Curso de Formação Profissional de Motociclista Socorrista – SAMU 2024 foi o técnico de enfermagem, João Paulo de Azevedo Moraes, que trabalha no SAMU de Caucaia do Alto. Ele teve o melhor desempenho e pontuação. “A experiência foi a melhor possível e a sensação é só gratidão. Foi um prazer imenso ser daqui [de Cotia] e ser o primeiro [melhor aluno]. Eu fiz o curso para isso, estar preparado para quando precisarem eu estar sempre por aí para ajudar”, disse João.
Em 2018, a Prefeitura implantou um posto do SAMU em Caucaia do Alto e está se preparando para levar o serviço para a Granja Viana. “É um desejo nosso ter uma representação do SAMU em cada macrorregião da cidade, e nós estávamos precisando de uma representação na Granja [Viana]. Por isso, este curso foi feito, para poder irrigar as unidades que já temos e poder estrear a unidade da Granja”, disse o Secretário da Saúde, Magno Sauter. Com isso, Cotia terá o SAMU nas três principais regiões: Cotia, Caucaia e Granja.
Com a adição de novos motociclistas socorristas, o SAMU de Cotia reafirma seu papel vital e reforça o compromisso da região com a saúde e a segurança dos cidadãos. “Nossa cidade ganha por isso e nossa cidade merece está visibilidade, porque ela cuida das pessoas, zela pela integridade. E vocês [motociclistas socorristas] são fundamentais, são os anjos do asfalto, e terão sempre o nosso respeito”, disse a vice-prefeita, Ângela Maluf.
O curso foi uma colaboração entre o SAMU de Cotia, o Ministério da Saúde, o Grupo de Motociclistas em Atendimento de Urgências (GMAU) e o Instituto Bom Jesus (IBJ). A capacitação formou pilotos de Cotia, de Santos, de São Caetano do Sul, de Santo André, de Mauá, de Jandira, de Carapicuíba e do Grupo CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias).
Participaram da formatura: a vice-prefeita, Ângela Maluf, o médico Evandro Augusto, coordenador geral do SAMU Regional Oeste, Magno Sauter, Secretário de Saúde de Cotia, e Renata Santos, coordenadora do SAMU de Cotia.
FONTE: Secom/Cotia
0 comentários
Há 15 horas
México abre Copa vencendo África do Sul em duelo com três expulsõesHá 16 horas
Tarifa Zero Inclusiva aos domingos já está valendo em CotiaHá 16 horas
Idosos do CRAS Jardim Japão visitam Zoológico de Sorocaba em atividade de convivência e lazerHá 2 dias
Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anosHá 2 dias
Evento “Gigantes do Digital” vai ensinar caminhos para empreendedor crescer no e-commerce