27/02/2020 às 10h00
471
Redação
Cotia / SP
Pesquisadores na China afirmam que estudos genéticos mostram que o novo coronavírus não teve origem em um mercado de frutos do mar em Wuhan, na província de Hubei, como suspeitava-se inicialmente.
O Jardim Botânico Tropical Xishuangbanna da Academia Chinesa de Ciências publicou em seu site na internet os resultados de estudos conjuntos com pesquisadores de universidades do país.
Eles afirmam ter analisado dados genéticos de 93 amostras do vírus coletadas em 12 países.
Segundo os resultados, o vírus encontrado no mercado em Wuhan espalhou-se rapidamente a partir daquele local, mas teria vindo originalmente de um outro lugar.
Os pesquisadores afirmam que a conclusão que descartou o mercado como epicentro da epidemia é baseada na análise do momento em que os pacientes ficaram doentes.
O grupo acrescenta que houve aparentemente duas ocasiões em que o vírus se alastrou, primeiro em 8 de dezembro e de novo em 6 de janeiro. De acordo com o estudo, transmissões entre humanos podem ter tido início no começo de dezembro ou até mesmo no fim de novembro.
Ainda segundo os pesquisadores, caso um alerta amplo e significativo tivesse sido feito logo após o crescimento no número de casos no início de janeiro, o alastramento das infecções pelo mundo que acabou ocorrendo a partir do fim daquele mês poderia ter sido menor.
O novo coronavírus já se espalhou para cerca de 30 países e territórios pelo mundo.
FONTE: Agência Brasil
0 comentários
Há 6 horas
México abre Copa vencendo África do Sul em duelo com três expulsõesHá 6 horas
Tarifa Zero Inclusiva aos domingos já está valendo em CotiaHá 6 horas
Idosos do CRAS Jardim Japão visitam Zoológico de Sorocaba em atividade de convivência e lazerHá 1 dia
Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anosHá 1 dia
Evento “Gigantes do Digital” vai ensinar caminhos para empreendedor crescer no e-commerce