Sexta, 12 de junho de 2026
(11) 964247851
Cotia

29/01/2024 às 16h55 - atualizada em 01/02/2024 às 13h27

602

Redação

Cotia / SP

Documento de identificação do autista é direito da pessoa com TEA e Cotia já entregou 788
Cotia foi a primeira cidade na região a começar a cadastrar e emitir a CIPTEA, que garante atendimento prioritário sem serviços públicos e privados
Documento de identificação do autista é direito da pessoa com TEA e Cotia já entregou 788
Fotos: Juliano Barbosa

Na tarde da quinta-feira, 25, o Fundo Social de Cotia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou mais 36 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). As entregas aconteceram no Núcleo de Atendimento Municipal Autista (NAMA). O documento é um direito legal e, além das carteirinhas, também foram entregues os cordões de quebra-cabeça (símbolo que representa o espectro), placas de identificação ‘Lar de Autista’ e adesivos com dizeres ‘Autista a bordo’.


Com esta edição, Cotia (a primeira cidade da região a instituir a Carteira de Identificação do Autista) chega à marca de 788 CIPTEAs emitidas e entregues. A carteirinha foi instituída por lei - Lei nº 13.977/20 -, tem validade de cinco anos e é aceita em todo território nacional, garantindo o atendimento preferencial em serviços públicos e privados. Todos os departamentos públicos do município com atendimento à população contam com a placa de atendimento preferencial com o símbolo do TEA (Transtorno do Espectro Autista).


“As pessoas respeitam mais, e eu não preciso ficar toda a hora falando para elas que meu filho tem autismo, com o cordão e com a carteirinha as pessoas sabem identificar com mais facilidade e respeitar. Eu já passei por preconceito por conta do comportamento dele, e agradeço a prefeitura pois foi muito rápido que eu consegui o diagnóstico e a carteirinha”, disse Jussara Ferreira, mãe do Isaac Ferreira, 4 anos, diagnosticado com TEA.


Em alguns casos, pessoas com o espectro autista não apresentam características visíveis e podem enfrentar dificuldades em filas e atendimentos, sendo vítimas de preconceito. E os cordões são muito utilizados para facilitar a comunicação e assistência em escolas, hospitais e aeroportos, por exemplo.


Emissão da CIPTEA


Para realizar o cadastro e receber a CIPTEA basta enviar uma mensagem para o CRAS e CREAS online pelo WhatsApp (11) 96300-7500, envie um ‘OLÁ’, e ao receber a lista com opções de serviços, responda com ‘9’ (Fundo Social), a próxima opção é a ‘3’ (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), e, na sequência, aparecerá uma mensagem com todas as orientações.

FONTE: Secom/Cotia

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados