Sábado, 13 de junho de 2026
(11) 964247851
Cotia

17/02/2023 às 15h58 - atualizada em 22/02/2023 às 17h49

234

Redação

Cotia / SP

Com ‘Grito de Carnaval’ Cotia realiza ação de conscientização sobre ISTs
Ornamentada para a ocasião e ao som de marchinhas, a equipe da Saúde distribuiu preservativos, material educativo e autotestes de HIV
Com ‘Grito de Carnaval’ Cotia realiza ação de conscientização sobre ISTs
Fotos: Juliano Barbosa

Mesmo sem eventos públicos de Carnaval, Cotia não ficou sem folia, muito menos sem um ‘Grito de Carnaval’. Na tarde desta quinta-feira (16/02), funcionários da Secretaria de Saúde realizaram uma ação educativa no Terminal de Cotia. Ornamentada para a ocasião e ao som de marchinhas, a equipe distribuiu preservativos, material educativo, autotestes de HIV e uma lixeira para carros com o endereço do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA) de Cotia.


A ação aconteceu das 17h40 até as 20h. Foram distribuídos mais de 1.200 kits para a população que passou pelo terminal e no comércio local. “Distribuímos autotestes de HIV para que a pessoa possa realizar o teste onde e quando quiser. Mas deixamos claro que esse autoteste é uma triagem, e não diagnóstico. Se o resultado for reagente, a pessoa deve procurar o SAE/CTA para outros testes que vão confirmar ou descartar o resultado reagente”, explicou Nélio Girardo, coordenador do SAE/CTA.


A ação de Carnaval realizada pela Secretaria de Saúde está virando tradição na cidade e, todo ano, a equipe se mobiliza para divertir a população, mas sem deixar escapar a importância da ação. “O nosso recado é: vestir a fantasia, brincar o Carnaval com alegria e prazer é muito bom, mas também com responsabilidade e respeito. Levar informação sobre os serviços oferecidos na saúde do município também é fundamental para nós que trabalhamos com saúde”, destacou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia.


Além dos preservativos, o município de Cotia também oferece a PEP (profilaxia pós-exposição) que está indicada para pessoas que se expuseram ao HIV ou em relação sexual desprotegida, acidente com material biológico ou até mesmo em casos que envolvem violência sexual. A PEP deve ser usada em até 72h após a exposição ao HIV. Se a PEP for iniciada nas primeiras 24h, a eficácia chega a 99%. A PEP está disponível nos três Prontos Atendimentos do município (UPA Atalaia, PA Caucaia e PA São George). “E quando falamos em prevenção, falamos em prevenção combinada que é a utilização dos vários recursos para a prevenção: preservativos, PEP, testagem, uso de antirretrovirais (TARV), PrEP (Profilaxia Pré-exposição), este último está na programação para implantação no município”, salientou Nélio Girardo.

FONTE: Secom/Cotia

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados