Sexta, 19 de junho de 2026
(11) 964247851
Cotia

04/04/2022 às 19h02 - atualizada em 07/04/2022 às 12h49

277

Redação

Cotia / SP

Covid-19: Cotia começa a aplicar a 4ª dose em idosos 60+
Os pacientes imunossuprimidos (12+) já estão sendo vacinados com a 2ª dose adicional desde janeiro em todas as UBS’s
Covid-19: Cotia começa a aplicar a 4ª dose em idosos 60+
Foto: Alexandre Rezende

A partir desta segunda-feira (4/04), a Secretaria de Saúde de Cotia inicia a vacinação com a segunda dose adicional contra a Covid-19 – a 4ª dose – nos idosos com idade a partir de 60 anos. A vacina será aplicada em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Não é preciso agendar, mas tem que levar documento com foto, comprovante de endereço e o cartão de vacina contra a Covid-19 (físico ou digital). Para ser vacinado com a 4ª dose é preciso ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses.


Todos os pacientes imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos [veja abaixo], que tomaram a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses, já estão recebendo a segunda adicional, desde janeiro. A 4ª dose também está disponível em todas as UBS’s. O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose para os pacientes imunossuprimidos é de 28 dias, e, a partir daí a 4ª dose deve ser recebida depois de quatro meses 


Intervalo entre as doses adicionais


Pacientes imunossuprimidos (12+):
3ª dose: depois de 28 dias da 2ª
4ª dose: depois de 4 meses da 3ª 


Idosos 60+
3ª dose: depois de 4 meses da 2ª
4ª dose: depois de 4 meses da 3ª 


Pacientes imunossuprimidos
- Imunodeficiência primária grave
- Quimioterapia para câncer
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
- Pessoas vivendo com HIV/Aids
- Uso de corticoides em doses a partir de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por um período a partir de 14 dias
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune como: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
- Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

FONTE: Secom/Cotia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados