12/12/2019 às 11h16 - atualizada em 12/12/2019 às 11h41
457
Redação
Cotia / SP
O Plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (11) o “pacote anticrime”, o projeto de lei (PL) 6.341/2019, que modifica a legislação penal e processual penal para torná-la mais rigorosa. O texto final é resultado de um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que fez várias alterações na versão original proposta pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. O projeto não foi modificado pelos senadores e segue agora para a sanção presidencial.
Da forma como aprovado pelos deputados, o projeto contém medidas com objetivo de combater o crime organizado, o tráfico de drogas e armas, a atuação de milícias privadas, os crimes cometidos com violência ou grave ameaça e os crimes hediondos. Também agiliza e moderniza a investigação criminal e a persecução penal.
Ficaram fora do texto final itens como a ampliação da chamada "excludente de ilicitude" — que isentaria de punição policiais que viessem a matar “sob medo, surpresa ou violenta emoção”. Também foram suprimidas a possibilidade de que audiências com presos fossem realizadas por videoconferência e a instituição do plea bargain (um acordo entre acusação e defesa para encerrar o processo em troca de redução de pena).
Por outro lado, o pacote ganhou o acréscimo da figura do juiz de garantias, que é um magistrado responsável pela supervisão de uma investigação criminal, diverso daquele que decidirá sobre o caso.
FONTE: Agência Senado
0 comentários
Há 16 horas
PAT Cotia tem processo seletivo para vagas em rede de supermercadosHá 3 dias
Grupo Jovem de Dança da EDA, de Cotia, destaca intercâmbio entre as pesquisas dos grupos na Jornada Paulista de DançaHá 3 dias
Vai viajar? Procon Cotia orienta consumidores para evitar transtornos durante o passeioHá 4 dias
Parceria entre Prefeitura, Instituto Boticário e Cufa traz curso de maquiagem profissional para CotiaHá 4 dias
Conselho do Meio Ambiente abre chamamento para seleção de entidade da sociedade civil