02/07/2021 às 15h23 - atualizada em 06/07/2021 às 21h26
599
Redação
Cotia / SP
Em uma ação conjunta entre as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Cotia realizou uma força-tarefa, na noite dessa quarta-feira (30/06), para aplicar a vacina contra a Covid-19 em pessoas em situação de rua. A ação aconteceu no período da noite, pois é quando elas são mais facilmente encontradas. Oito pessoas aceitaram e foram vacinadas com a dose única da Janssem/Johnson – vacina enviada ao ministério da Saúde pelo governo americano. Toda ação foi acompanhada pela Guarda Civil Municipal.
Foram vacinados sete homens e uma mulher. De acordo com a coordenadora da Secretaria da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, o critério para aplicação da vacina foi a aceitação. “Basta a pessoa ter 18 anos acima e apresentar a vontade de ser vacinada que recebe a dose. É direito dela, ainda que não tenha os documentos, tem direito de ser imunizada”, disse. Segundo ela, a maioria atendida em Cotia sabia o nome completo e o número do documento e será incluída no sistema VaciVida.
A Secretaria de Desenvolvimento Social esteve presente em toda a ação. Como a equipe realiza abordagens frequentes, já tem o mapeamento de onde encontrar as pessoas em situação de rua pela cidade. Além de oferecer a possibilidade de atendimento no serviço de acolhimento municipal, a equipe de Desenvolvimento Social faz a entrega de cobertor.
As ações foram reforçadas, segundo a titular da pasta. “Nas últimas semanas, realizamos mais de 200 abordagens e temos 51 pessoas ativas no serviço de acolhimento. As ações foram intensificadas desde a chegada das baixas temperaturas”, comentou Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social. “Desde o início da gestão do prefeito Rogério Franco, avançamos com o serviço de atendimento a esta população. Hoje, Cotia oferece uma estrutura melhor de acolhimento, em um espaço adequado para que se alimentem, tomem banho, participem de palestras e oficinas, recebam orientações e encaminhamentos para programas sociais, além disso, temos um canal de atendimento por whatsapp e qualquer pessoa pode ajudar a encontrarmos pessoas em situação de rua e programamos a abordagem”, destacou Mara.
O canal de atendimento funciona no número (11) 9 6300-7500. Basta enviar um "olá", na sequência digitar a opção 9 e passar a localização da pessoa em situação de rua em Cotia.
FONTE: Secom/Cotia
0 comentários
Há 5 horas
Nota oficial: aulas suspensas na rede municipal na manhã de segunda-feira (14)Há 5 horas
Defesa civil emite novo alerta para possibilidade de tempestades em CotiaHá 1 dia
Cotia registra maior volume acumulado de chuva do Estado de São PauloHá 2 dias
Curso gratuito ensina a fazer panetones e doces natalinos e pode virar renda extra no fim do anoHá 2 dias
Guarda Civil de Cotia ganha 75 novos agentes